sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Coral e Orquestra Fantasia da Juventude Lírica.


Liderada pelo grande maestro Domingos Sávio, essa que já é uma das grandes atrações do carnaval de Pernambuco, onde todos os anos conquistam mais e mais adeptos. Estamos falando do Coral e Orquestra Fantasia da Juventude Lírica.
Conheça um pouco mais da nossa cultural, segue um trecho da entrevista com o maestro para o blog do Nação Cultura,l onde ele fala de sua vida e dá uma aula de historia, além de dispara suas idéias contra o jabá no http://nacaocultural.blig.ig.com.br/ agora divirta-se com essa matéria.

“Coral e Orquestra Fantasia da Juventude Lírica, surgiu de necessidade que nós tínhamos, um momento bem particular, havia um Coral Municipal, do outro lado a Filarmônica, e tinha uma “garotada” na Escola de Música também no arfã de fazer coisas diferentes. Juntamos alguns amigos, abraçamos o frevo de bloco, e já estamos há sete anos, com algumas renovações que não conseguimos evitar, até porque chega um ponto que cada um faz seu caminho, mas a Juventude continua viva e fazendo a sua maneira o frevo de bloco”


A música instrumental brasileira possui somente dois grandes gêneros autenticamente nacionais, um é o Choro e outro é o Frevo – forma musical nascida em Pernambuco, consolidada através da atuação das tradicionais bandas de música, motivadas pela participação popular.
A cidade do Cabo de Santo Agostinho como um dos maiores nascedouros de músicos da região, possui uma das bandas mais importantes do estado de Pernambuco. E naturalmente, apresenta uma grande diversidade de agrupamentos musicais que se estruturam em função dos ciclos carnavalescos.
Faltava a reconstituição do que representa a vertente poética do nosso carnaval. Por isso em março de 2000, um grupo de músicos e cantoras resolveu formar uma orquestra de frevo-de-bloco (ou marcha-de-bloco).
A primeira apresentação aconteceu na noite de 04 de março de 2000 (sábado de carnaval), no desfile do Bloco Lírico das Recordações.
Um ano depois, com estilo próprio definido, o “Coral e Orquestra Fantasia da Juventude Lírica” já desfilava com o Bloco das Flores – um dos blocos líricos mais tradicionais do carnaval de Recife.
Ao longo de seus três anos de existência o grupo não só participou dos eventos culturais mais importantes do município, como o CD Ritmos e Artes de uma História de 500 anos, o Encontro Celina de Holanda de Poetas Recitadores; como adquiriu respeito e reconhecimento pela qualidade dos seus trabalhos recebendo inclusive elogio do grande escritor Ariano Suassuna. Participou também de eventos como Aurora dos Carnavais, e o CD Esses Blocos, do poeta e compositor Romero Amorim.
Entre em contato com nossa produção para obter um depoimento de Domingos Sávio, sobre rádio comunitária. Pelo endereço nacaocultural@hotmail.com